Ana Paula Brasil

 

Em 2008, incentivada por Daniel Guerra, diretor teatral e grande amigo, Ana Paula Brasil conheceu o yoga. A sua identificação com o trabalho dos mestres Dragos Calin e Norberval Cruz foi tão imeditada, que já no segundo mês de frequência começou a dedicar pelo menos três horas diárias a sua prática.

 

Bacharel em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela UFBA e apaixonada por teatro, em 2008, graduou-se também em Artes Cênicas - Interpretação Teatral pela Escola de Teatro da UFBA. Percebendo que a prática de yoga era extremente benéfica ao seu desenvolvimento artístico, iniciou uma pesquisa pessoal, vinculando as técnicas do yoga original ao aprimoramento de suas habilidades como atriz. Mais tarde, descobriu que grandes nomes do teatro mundial, como Kostantin Stanislavsky e Jerzy Grotowski já utilizavam as técnicas milenares do yoga com este intuito desde o século XIX. Em 2010, aplicou pela primeira vez a sua pesquisa profissionalmente, sendo preparadora de elenco e assistente de direção do espetáculo "Quatro Meninas", dirigido por Rita Rocha.

Mudou-se para São Paulo em 2012 para estudar Atuação e Direção para Cinema no Instituto Stanislavsky (LA FILM), onde aprofundou a sua pesquisa sobre a aplicação do yoga na preparação e trabalho do ator. Em São Paulo, teve a oportunidade de conhecer outras linhas de yoga e realizar diversas práticas de autoconhecimento e meditação. Em 2013, compreendendo a presença e importância do yoga em sua vida, decidiu aprofundar seus conhecimentos, realizando o Curso de Formação Profissional em Yoga. Desde então, vivenciou uma série de workshops, retiros espirituais e ministrou aulas particulares.

Em 2015, tornou-se co-fundadora da sede do InYoga em São Paulo, onde atualmente promove  cursos de aprofundamento e formação em Yoga, vivências e ministra práticas regulares ao lado do mestre Dragos Calin. Agradece aos ensinamentos de todos os guias espirituais que estiveram em seu caminho, sobretudo aos mestres Dragos Calin e Noberval Cruz pelo carinho e dedicação com que conduziram seu aprendizado ao longo destes anos. Assumindo a arte e o Yoga como caminhos fundamentais para a expressividade do seu ser, Ana Paula mantem-se dedicada ao desenvolvimento e disseminação do sistema InYoga, com o intuito de promover o despertar da consciência para uma vida saudável, equilibrada e cheia de satisfação.