Nossa Relação com o Meio Ambiente

O meio ambiente não é somente a área florestal longe das cidades, mas sim o espaço em que vivemos. Saber que o meio ambiente é parte integrante do ser humano é vital para entender que a natureza e humanidade devem caminhar harmonicamente.
 

A relação entre homem e natureza não é uma batalha, como muitos pensam. O sucesso da humanidade não se baseia em o homem vencer e dominar a natureza, mas sim do homem trabalhar em harmonia e respeito com o meio ambiente.
 

Desde a pré-história a humanidade tem uma convivência muito próxima com a natureza. Uma relação sagrada e respeitosa onde o homem retirava apenas o necessário para viver. O meio ambiente era contemplado com respeito, pois dele vinha todas as essências da vida. Havia um equilíbrio entre homem e natureza.
 

Em um dado momento essa convivência harmoniosa foi deixando de existir, a revolução industrial e o avanço tecnológico da humanidade foram transformando nossa relação com a natureza. A partir desse momento iniciou-se uma relação predatória com o meio ambiente, e o desequilíbrio se instaurou onde o homem competia contra a natureza retirando todos os recursos possíveis, prejudicando não somente o reino animal e a fauna, mas também a nós mesmos.
 

Poluição do ar, rios, lagos, mananciais e mares, desmatamento predatório, contaminação ambiental, espécies de animais entrando em extinção, mudanças climáticas, entre outros diversos malefícios causaram um grande impacto na relação entre homem e meio ambiente.

Doenças graves começaram a surgir devido a esse desequilíbrio que surgiu entre humanidade e natureza. O homem tem agido com egoísmo destruindo o meio ambiente causando danos irreversíveis à natureza e à saúde humana. Nos dias atuais, a humanidade não vive, apenas sobrevive.

A humanidade sofreu uma grande mudança de hábito, deixando de lado a convivência harmoniosa com o meio ambiente, passando a viver o estilo de vida urbano.

Porém, nos últimos tempos os seres humanos têm se dado conta do desequilíbrio na nossa relação com a natureza, e passaram a lutar para reverter essa situação. Com as doenças e o estilo de vida prejudicial à saúde, as pessoas perceberam que é preciso restaurar a convivência harmoniosa e voltar a contemplar e respeitar a natureza.

A humanidade está começando a se educar, voltando a ter a consciência de que o meio ambiente é essencial para a nossa vida, a nossa saúde e longevidade.

Adotando hábitos mais saudáveis. Observando e cuidando melhor da natureza. Adotando meios alternativos e menos predatórios de consumo, buscando afetar cada vez menos o nosso meio ambiente. Desenvolvendo métodos de avanço tecnológico que não prejudique tanto a natureza. Aos poucos a humanidade vai aprendendo que meio ambiente e o homem devem andar juntos.

A busca pela saúde é constante, então, percebe-se que a preservação do planeta é crucial para o estilo de vida saudável e longo. O caminho pela frente ainda é longo, muitos ainda não possuem essa consciência, porém, precisamos deixar um legado de respeito à natureza para as gerações futuras.

Portanto, devemos restaurar a nossa boa relação com o meio ambiente para que nosso futuro seja próspero e a natureza continue nos fornecendo tudo o que precisamos para viver com respeito e harmonia.

Yoga Moema

        YOGA MOEMA

         SÃO PAULO

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

INYOGA  

Avenida Pavão n 690 

Moema - São Paulo

CNPJ 26183013/0001-37 

        TELEFONE

(+5511) 97481 9811

(+5511)  4561 4843