Estamos mudando de estação e isso influencia o que encontramos nas feiras e mercados. O inverno é a época mais fria do ano,
embora devido a posição geográfica do nosso país, nem todo o território sente a mudança climática típica dessa estação, em que as noites são mais longas que os dias.
As frutas e vegetais necessitam de determinadas condições climáticas para se desenvolverem, como temperatura, tempo de exposição à luz solar, intensidade e frequência das chuvas.
Após os avanços tecnológicos do setor agrícola, tornou-se possível o cultivo da maior parte dos alimentos em qualquer época do ano. Porém, quando cultivados em condições climáticas favoráveis, os alimentos oferecerem maior qualidade nutricional, sabor e aroma mais intensos, crescem em abundância barateando o valor, tornando desnecessário o uso excessivo de agrotóxicos e outros produtos químicos que tem função de amadurecer os alimentos. Além de tudo isso, alimentos da safra ainda estimulam a criatividade e evitam monotonia na cozinha.
Alimentos da safra do inverno:
Frutas: abacate, ameixa, banana, carambola, kiwi, laranja lima, lima da pérsia, maçã, mamão, mexerica, morango, nectarina, pera, pêssego, sapoti e tangerina.
Hortaliças: abóbora, abobrinha, batata doce, batata yacon, beterraba, brócolis, cará, cebola, cenoura, coentro, couve, ervilha torta, espinafre, gengibre, inhame, mandioca, mandioquinha, milho verde, mostarda, rabanete e salsão.
Quanto mais fresca a alimentação, maior a concentração de vitamina C e antioxidantes que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico.
Aproveitem a diversidade da natureza!
Comments