top of page
Logomarca do InYoga Moema
Buscar

A Felicidade, o Grande Segredo

Todos nós estamos à procura da felicidade. Nas linhas seguintes, vamos refletir um pouco sobre isso.



O estado de felicidade é uma utopia. De modo permanente, a felicidade é inatingível. Todos nós podemos ter momentos, curtos espaços de tempo, onde o sentimento de felicidade nos impregne, mas lamentavelmente irá passar, como tudo na vida, afinal a vida é movimento.


A natureza da vida é estar em contínuo estado de mudança. Nosso corpo é formado por átomos, compostos por elétrons, que giram em grande velocidade. Nada pode permanecer fixo, tudo tem que mudar. A vida sempre vai nos impelir ao movimento.

Uma situação que nos proporciona uma grande sensação de felicidade rapidamente há de ser substituída por outra, o movimento é inevitável. Não podemos congelar o tempo e permanecer em um estado ‘ad eternum’. A nossa mente tem um papel principal nisso. E

la gera pensamentos constantemente e, através deles, o movimento incessante dos nossos desejos e sensações. O combustível da mente são os pensamentos, eles fluem ao longo dos nossos dias sem descanso.


Ante uma situação feliz, a mente atuará rapidamente gerando pensamentos que nos façam modificar a situação ou as sensações decorridas dela. Ela não pode permanecer imóvel por muito tempo, é contra a estrutura da vida.

Para começar a entender este processo de transitoriedade, recomendo que você se observe, veja o funcionamento da sua mente diariamente, logo perceberá que ela nunca permanece feliz por muito tempo e o que é pior: ela sempre há de lhe colocar a felicidade num momento futuro, e quando esse esperado momento futuro chega e se torna o presente, a mente gera de novo insatisfação ou movimento, mantendo-se neste ciclo vicioso e dando continuidade ao movimento de mudança.


E se quando um pensamento surgisse, nós, tendo a consciência que é a estrutura de mente nos colocando em movimento, simplesmente não déssemos ouvidos? O que nos aconteceria se desconsiderássemos o nosso pensamento e mergulhássemos profundamente na vida presente? Quando estamos completamente imersos no presente, uma alquimia mágica acontece e nos permite prolongar as sensações e mergulhar nas experiências sem interferência, vivendo intensamente as situações e oportunidades pelas quais estamos passando.


É nesta jornada que o Yoga entra em ação como a arte de dominar da mente. A prática do Yoga nos permitirá controlar e desconsiderar a enxurrada de pensamentos que nos absorvem durante todo o dia. O Yoga é uma poderosa ferramenta que nos possibilita de fugir da instabilidade e nos enraizar na bem-aventurança.


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page