top of page
Logomarca do InYoga Moema
Buscar

O Yoga na Nossa Visão

O Yoga é uma filosofia prática, que se originou na Índia há mais de 5.000 anos. Etimologicamente, a palavra Yoga vem da raiz sânscrita YUJ



que significa “unir, juntar”. O objetivo da prática do Yoga é unir o ser individual (Jivátman) ao princípio universal (Paramátman).


Segundo o pensamento indiano, a origem do sofrimento é a ignorância (ávidya), essa ignorância é causada pela identificação do imperecível com o perecível, do infinito com o finito, do atemporal com o temporal. Para o ser humano libertar-se das amarras do sofrimento, deve conectar-se novamente com a sua real natureza, com a sua essência, com a consciência universal. O fim do sofrimento mundano acontece quando o ser humano percebe que sua real natureza é a consciência universal. O Yoga é o caminho para conseguir esta consciência e libertação.


As práticas do Yoga são compostas por técnicas corporais e mentais, que envolvem posturas físicas, vocalização de mantras, exercícios de respiração, relaxamento e meditação, entre outras. Há várias correntes para a prática de Yoga, derivadas da mesma filosofia originada na Índia. Cada uma propõe um caminho para se chegar a Moksha (libertação), atendendo diferentes perfis de pessoas.


A proposta do InYoga é justamente apresentar estas poderosas técnicas aos praticantes, dando-lhes a possibilidade de escolher e se aprofundar naquelas que mais lhe trazem efeitos e benefícios. Em nossas práticas, estas técnicas são combinadas de forma equilibrada, de acordo com as necessidades e objetivos dos praticantes, para proporcionar resultados mais profundos rapidamente.


Consideramos os Yamas e Niyamas (Prescrições e Proscrições Éticas e Morais), citados por Patañjali no Yoga Sútra – o mais célebre livro de Yoga, reconhecido mundialmente, o alicerce para a prática do Yoga.


O InYoga é composto pelas seis grandes formas de Yoga, que durante a história adquiriram proeminência. São eles o Rája Yoga, o Hatha Yoga, o Jñána Yoga, o Bhakti Yoga, o Karma Yoga e o Mantra Yoga.


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page