top of page
Logomarca do InYoga Moema
Buscar

Um dos grandes inimigos da natureza

O plástico, nos dias atuais, é uma das maiores preocupações quando se fala em sustentabilidade e preservação do meio ambiente.



O plástico está no entre os agentes mais poluidores do planeta e se tornou um grande inimigo da natureza e principalmente da vida marinha.

Portanto é necessário que a sociedade passe a tomar medidas para reduzir drasticamente o uso de material plástico procurando soluções sustentáveis. Pequenas atitudes no dia a dia podem fazer grande diferença e irá diminuir a quantidade de lixo plástico gerado.

Sacolas Plásticas

Sacolas plásticas utilizadas sem supermercados podem ser substituídas por ecobags ou por caixas de papelão. É uma medida importante, pois as ecobags são sacolas reutilizáveis feitas com materiais mais duráveis como tecido. Elas podem ser utilizadas não apenas em supermercados, mas em farmácias, padarias, quitandas, feiras, ou mesmo em comprar em shopping ou lojas de rua.

Produtos Plásticos Descartáveis

Canudos, copos, pratinhos e talheres descartáveis são muito utilizados e são grandes responsáveis pela poluição plástica no planeta. O simples fato de parar de utilizar esses materiais irá reduzir essa poluição. Sempre procure utilizar produtos reutilizáveis ou opte por descartáveis de papel.

Embalagens de plástico

Sempre procure comprar produtos que não ofereçam embalagens plásticas. Dê preferência a materiais recicláveis ou retornáveis. Existem no mercado diversos produtos que oferecem soluções sustentáveis para o consumo, como refrigerantes que oferecem garrafas retornáveis ou embalagens de papelão e vidro. Dê preferências a marcas que se preocupam com sustentabilidade.

Fraldas de Pano

A estimativa é que uma criança utiliza cerca de 5 mil fraldas descartáveis durante a infância. A alternativa mais ecologicamente correta é utilizar fraldas de pano. Existem no mercado diversas empresas que fabricam fraldas de pano, feitas em tecidos especiais, ajustáveis e que podem ser lavadas na máquina. Uma solução viável para evitar fraldas descartáveis e não poluir a natureza.

Garrafas Reutilizáveis

Garrafas reutilizáveis, como de inox, por exemplo, são soluções para o dia a dia. Ao invés de comprar garrafas de água na rua, que utilizam embalagens plásticas, saia de casa com uma garrafinha de água na bolsa ou mochila, assim terá água disponível quando sentir sede e reabasteça sempre que possível.

Higiene Pessoal

Substitua sabonetes líquidos que vêm embalados em recipientes plástico por sabonetes sólidos embalados em papel. Para as mulheres, o uso de copinhos e calcinhas menstruais substituem os absorventes descartáveis. Busque sempre produtos com embalagens recicláveis.

Utensílios Domésticos

Evite potes de plásticos ou utensílios que são descartáveis, como filtros de café, utilize sempre o filtro reutilizável. Substitua os potes de plástico por potes de vidro, evite ao máximo o uso de cafés em cápsulas, entre outros.

Recicle

Mesmo evitando utilizar ou comprar produtos que utilizem o plástico, ainda é inevitável eliminar 100% o seu uso. Porém é possível reciclar. Faça a separação correta do lixo, entre metais, vidros, plásticos e orgânicos. Dessa forma todo plástico que for utilizado será encaminhado para reciclagem e não será jogado na natureza.

Essas são algumas das principais medidas que se pode tomar no dia a dia para evitar que o plástico continue poluindo o meio ambiente ou indo parar nos mares causando estragos na vida marinha. Se cada um fizer sua parte o futuro será promissor e livre de poluentes.


17 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page